Shake pré ou pós treino!!
março 13, 2016
O que é coaching nutricional?
maio 30, 2016

Abacate ou Avocado?

abaavo

 

As diferenças entre o abacate e o avocado, além do preço,  começam pelo tamanho. O avocado fruto nativo da Califórnia é menor em relação ao abacate, porém é mais nutritivo. O avocado possui cinco vezes menos água, concentra maior quantidade de nutrientes e tem 10%menor valor calórico do que nosso abacate comum.

A sua casca grossa serve de proteção contra os agrotóxicos, o que torna os avocados/abacate não orgânicos mais seguros para consumo.

Essa fruta é rica em carotenoides  e a maior parte está naquela parte verde escura da polpa da fruta, que fica junto da casca, então é preciso de um pouco de cuidado na hora de descascar seus avocados e abacates para garantir que a maior dose de nutrientes não seja desperdiçada.

Tanto o abacate quanto o avocado possuem alto teor de fibras, 485mg de potássio em 100g, praticamente o dobro do potássio da banana,  possui também vitaminas B6, vitamina E, ácidos graxos monoinsaturados que são gorduras saudáveis e antioxidantes.

Um dos principais componente do abacate é um óleo,  o ácido oleico que é um ácido graxo monoinsaturado (ômega 9), que atua auxiliando na manutenção dos níveis de colesterol LDL e  HDL, contribuindo para a prevenção das doenças cardiovasculares.

Outro componente é o Beta-sitosterol (fitoesterol), participa do metabolismo desempenhando papel fundamental na síntese dos hormônios e na regulação da produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pela compulsão alimentar  e armazenagem de gordura na região abdominal.

Tem também a vitamina E possui papel importante na proteção dos tecidos do corpo, tem ação antioxidante, auxiliando a combater os radicais livres.

E a Glutationa é um potente antioxidante que possui papel importante nas células do sistema imune, auxiliando nas defesas do organismo.

Resumindo, é uma BOMBA NUTRITIVA.

Outro ponto positivo tanto dos avocados quanto dos abacates tradicionais é que ambos têm o poder de auxiliar na absorção dos nutrientes de outros alimentos. Por exemplo, quando uma salada é consumida com abacate, a absorção de seus nutrientes é cinco vezes maior. Por isso, você está liberado para colocar abacate ou avocado em todas as suas combinações, doces e salgadas, como desejar.

Segredo da nutri: O abacate convencional, que é grande e difícil de comer um inteiro sozinho,  guarde a fruta com a semente na geladeira, passe umas gotas de limão e  enrole com um plástico filme bem grudado evitando o contato com o ar.

Aqui você confere uma receita deliciosa de Patê de Abacate que fiz em uma partcipação do Programa Por Você do SBT Interior.

1 Comentário

  1. I know this if off topic but I’m looking into starting my
    own blog and was wondering what all is needed to get set up?

    I’m assuming having a blog like yours would cost a
    pretty penny? I’m not very web savvy so I’m not 100% positive.
    Any tips or advice would be greatly appreciated.
    Many thanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *