randomacts-of-kindnessday
Nossa maior riqueza: A ÁGUA!
janeiro 9, 2017

AÇAÍ

85f1da19-4766-4376-b7c6-9bec72905b08

acai

O açaí é uma palmeira que produz um fruto na cor roxa e originário da mata nativa da Amazônia.

O açaí é rico em ferro, magnésio, cálcio, manganês, e é antioxidante, ou seja previne envelhecimento celular.

Mas atenção: se consumido de forma pura, natural, integral, só a polpa e se você não estiver no norte do Brasil, vai um pouco difícil achar a polpa natural.

Sempre atendo alguém com a famosa pergunta: açaí engorda? a resposta é sempre depende. Pois depende de como irá degustá-lo, quantidade e frequência assim como qualquer alimento.  Nenhum alimento por si só tem a propriedade de engordar.

O açaí é rico em gordura SIM, mas é gordura boa. Elas são em grande parte monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), os mesmo tipos que estão presentes no abacate e azeite  por exemplo e que contribuem para a saúde do coração.

Além de auxiliarem na redução dos níveis de LDL (colesterol ruim), as gorduras do açaí também ajudam a aumentar os níveis do HDL, o bom colesterol. O açaí  pode contribui para prevenir doenças cardíacas como arteriosclerose (obstrução das artérias) e o infarto.

Mas então pode não posso consumir muito açaí?

O açaí que encontramos por aqui na região ( interior de São Paulo) é adoçado – acrescido de xarope de guaraná para que ele fique mais doce, levando a um pico de insulina e consequentemente estimulando o organismo a sintetizar mais gordura. Sem contar a granola, paçoca, frutas ,  leite em pó, caldas, chocolates, entre outros.

O tão consumido creme de açaí, quando acrescido desses alimentos, se torna uma verdadeira bomba calórica. Que somado ao restante dos alimentos consumidos no dia pode sim acarretar em ganho de gordura.

Cem gramas do fruto tem em média 60 calorias, ou seja, um baixo valor calórico. Mas quando consumido na forma de polpa com xarope de guaraná, o valor calórico vai para 110 calorias em cem gramas. Se acrescido de outros ingredientes como o famoso “açaí na tigela”, as calorias aumentam ainda mais. Uma tigela de mais ou menos 500 g com banana tem aproximadamente 700 calorias. Caso haja o acréscimo de castanha ou granola, o valor calórico pode atingir quase 1000 calorias.

A palavra chave da alimentação é  sempre moderação!

Agora respondendo a pergunta que recebi de uma amiga e leitora do blog:

Aleitamento materno: o açaí por ser mais calórico ele auxilia sim na produção de leite materno, visto que a mãe lactante precisa de algumas  energias extras e muita hidratação para produzir o maravilhoso leite materno. No entanto essa energia deve ser obtida através de uma alimentação saudável, equilibrada. Não faz mal consumir, mas procure consumir assim por exemplo:

– 100 g de polpa, uma banana e 100 ml de água, e bater tudo no liquidificador. Para que ele fique mais doce, porém saudável, acrescente uma colher de chá de mel.

acai

1 Comentário

  1. An intriguing discussion is worth comment. I
    believe that you ought to write more about this issue, it may not be a taboo subject but generally people do
    not speak about these issues. To the next! Cheers!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *