capa
Bem vindos!
março 8, 2016
simposiolog
1º Simpósio de Saúde Integrada de Araçatuba,SP
março 13, 2016

Eu só quero CHOCOLATE!

pascoa

A páscchocolatenatoa está chegando, além de ser um momento de união das famílias para celebrar  a ressurreição de Jesus Cristo, o que para muitos tem o significado de RENOVAÇÃO. Nas religiões cristã e judaica o coelho de Páscoa simboliza VIDA NOVA e os ovos simbolizam FERTILIDADE.

Quando você pensa  em páscoa o que vem a sua mente é CHOCOLATE!! Acertei?

Do ponto de vista nutricional as  calorias do chocolate  tradicional vem  basicamente de gordura e açúcar,  que se consumido em excesso,  o estômago não consegue digerir todo o açúcar presente nele, e com isso o manda para o intestino, onde as bactérias vão agir gerando fermentação e assim desencadeando compostos estranhos e corpo manda água ao local para dissolvê-los, resultando em dor de barriga. :-/

Quais os tipos de chocolate?

Amargo – composto por sementes de cacau, um mínimo de manteiga de cacau, pouco açúcar e sem adição de leite. Seu sabor amargo se deve à maior quantidade de massa de cacau, que compõe no mínimo 70% do produto.

Ao leite – contém licor e manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. Possui menor teor de cacau (entre 36% e 46%), grande quantidade de açúcar.

Branco – as sementes de cacau não fazem parte da fórmula desse alimento. Em sua receita contém leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina. Não contém antioxidantes. É o que contém maior teor de gordura e valor calórico.

Ao leite 0% açúcar – não contém açúcar em sua composição, sendo indicados para diabéticos. No entanto, deve-se ter atenção a quantidade ingerida, pois para compensar a falta de açúcar, ganha maior dose de gordura, sendo mais calórico do que o chocolate ao leite tradicional.

Chocolate orgânico – o cacau utilizado nesse tipo de chocolate é orgânico, ou seja, é produzido sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, trazendo mais benefícios à saúde e ao meio ambiente. Há as opções ao leite, amargo e à base de soja.

À base de soja – é 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose ou glúten  é especialmente indicado para pessoas com intolerância à lactose, alergia a proteína do leite e celíacos. A versão sem açúcar pode ser consumida por diabéticos.

Alfarroba -alternativa para intolerantes ao leite ou celíacos. É uma vagem que após torrada e moída resulta em uma farinha utilizada como substituta do cacau. Tem apenas 0,7% de gordura, é pouco calórica, além de ser rica em fibras e não conter cafeína. Seu sabor é similar ao do chocolate amargo.

Mas, se consumido com moderação o chocolate é uma boa fonte em minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo, e vitaminas do complexo B, principalmente chocolate amargo 70% ou mais, que possui alto teor de flavonóides, e antioxidantes chamados catequinas  que são encontradas no cacau, e agem
nas artérias e que podem auxiliar na redução dos riscos de doenças cardiovasculares.

Nesse período temos que ter cuidado para que um hábito que é peculiar à páscoa não se estenda por muito tempo. Quantidades moderadas em situações especiais como essas,  não comprometem a saúde ou a boa forma.

O segredo é : não comprar ovos  enormes e nem  grandes quantidades de chocolate. 😉 Lembre-se que nos outros dias além da Páscoa ainda haverá chocolate nos supermercados e lojas especializadas nessa delícia.

A inclusão de 10 a 30 gramas de chocolate 70% por dia equivale de 2 a 3 quadradinhos, essa quantidade não irá interferir na sua rotina alimentar, desde que nela esteja inserida frutas, verduras, legumes, carnes, etc…

Aproveite esta época tão especial sem exageros!pascoa

Feliz Páscoa!

4 Comentários

  1. Obrigado por mais esse conteúdo de qualidade.

  2. Excellent article. Keep posting such kind of information on your site.

    Im really impressed by it.
    Hello there, You have done an incredible job.
    I’ll certainly digg it and personally suggest
    to my friends. I’m confident they’ll be benefited from this website.

  3. Very good info. Lucky me I found your website by chance (stumbleupon).
    I have book marked it for later!

  4. Muito bom o conteudo do seu site. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *